Segundo o general Yehia Rasul, porta-voz do primeiro-ministro iraquiano, Mohamed Shia al-Sudani, os ataques representam “Uma violação de soberania” com consequências “Desastrosas para a segurança e estabilidade” nacional e regional.

Em nota, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou os ataques.

“Nesta tarde, sob minha orientação, as forças militares dos EUA atacaram alvos em instalações no Iraque e na Síria que o IRGC e milícias afiliadas utilizam para atacar as forças americanas. Nossa resposta começou hoje e continuará em momentos e lugares de nossa escolha”, disse.

Até a última atualização desta reportagem, o governo do Irã não havia se pronunciado sobre os ataques dos EUA. Porém, o governo iraniano afirmou na quarta-feira que irá revidar qualquer ataque.

Na sexta-feira, o presidente Joe Biden e líderes militares dos EUA participaram de uma cerimônia para receber os restos mortais dos três soldados mortos na Jordânia.

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden participa de cerimônia para receber os restos mortais dos três soldados mortos na Jordânia junto com líderes militares do país.

Há uma preocupação com a possibilidade de uma piora generalizada dos conflitos no Oriente Médio, que palco da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas desde 7 de outubro de 2023.

Este artigo foi resumido em 33%

Originalmente Publicado: 3 de Fevereiro de 2024 às 09:05

Fonte: g1.globo.com