O Ministério da Saúde lança, neste sábado, um Centro de Operações de Emergência, em Brasília, para tentar evitar uma epidemia de casos de dengue em todo o país.

Até agora, decretaram estado de emergência o Acre, o Rio de Janeiro, Minas Gerais, alguns municípios de Goiás, e o Distrito Federal - que registrou aumento de 1.060% nos casos da doença.

“O que ele faz estar unindo secretarias e áreas técnicas do Ministério da Saúde com o conselho de estados e municípios, com a finalidade de, rapidamente, poder agir, poder ver onde precisa de mais soro, onde precisa de uma atenção maior de reforço de profissionais de saúde”, pontuou Nísia.

“Nós não caracterizamos ainda como uma situação nacional de epidemia, mas como uma situação de preocupação, de cuidado, de não permitir que a explosão de casos aconteça de uma forma que leve a esse grande desafio da saúde da população e do sistema de saúde, uma vez que são necessários leitos, necessária a hidratação. Então, para cuidar onde a situação de dengue já se instalou e para evitar, para prevenir [a dengue] em todo o país”, disse a ministra.

Para este sábado está prevista uma reunião do Ministério da Saúde com prefeitos dos municípios e associações para reforçar a importância da integração no combate dengue.

Para os profissionais de saúde, o Ministério da Saúde orienta que todos se informem sobre a última edição do guia para diagnóstico e tratamento da dengue, que está disponível no site do Ministério.

Epidemiológica e ações de resposta; divulgar população informações relativas resposta, situação epidemiológica e assistencial; e. propor, de forma justificada, ao Ministério da Saúde o acionamento de equipes de saúde.

Este artigo foi resumido em 56%

Originalmente Publicado: 2 de Fevereiro de 2024 às 21:02

Fonte: g1.globo.com