O g1 reuniu histórias que vão desde as primeiras notícias sobre a obra, em 1927, com o presidente do Estado de São Paulo Júlio Prestes, até os benefícios da ligação seca - o termo usado pois a travessia feita por balsas.

Em 23 de janeiro de 1927, o jornal A Tribuna, de Santos, publicou uma notícia sobre o primeiro projeto da construção de um túnel ligando Santos e Guarujá.

Projeto de túnel que ligará Santos a Guarujá - Foto: Reprodução/Vou de Túnel.

Em entrevista exclusiva ao g1 e durante visita ao cais santista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a parceria com o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas para a execução das obras.

De acordo com o órgão, de obrigação do poder público garantir uma alternativa habitacional adequada, já que o acesso moradia um direito fundamental previsto por lei.

Entre os benefícios previstos com o túnel, estão a redução da poluição ambiental, segurança às pessoas que cruzam o canal do porto diariamente e melhor desempenho das operações portuárias.

De acordo com o projeto apresentado pelo diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, há sete meses, o plano de que o túnel submerso tenha um pedágio com tarifa social semelhante da balsa.

Este artigo foi resumido em 74%

Originalmente Publicado: 3 de Fevereiro de 2024 às 07:04

Fonte: g1.globo.com