Dengue no ES. Inicialmente, os imunizantes são destinados a regiões com maior incidência e transmissão do vírus, contemplando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

O Brasil conquistou um marco histórico ao ser o pioneiro na implementação de vacinas contra a dengue no sistema público de saúde - o SUS. Desenvolvidas pelo laboratório japonês Takeda, as doses serão inicialmente direcionadas às áreas com maior incidência e transmissão do vírus, beneficiando crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Qual a estratégia de vacinação contra a dengue pelo SUS?

O Ministério da Saúde informou que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue pelo SUS a partir de fevereiro.

As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2.

Pelo SUS, serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue.

Essa formulação melhora a resposta imunológica, simula a defesa do corpo contra a dengue.

Este artigo foi resumido em 77%

Originalmente Publicado: 3 de Fevereiro de 2024 às 08:43

Fonte: www.agazeta.com.br