Há cada vez mais sinais de que o conflito entre Israel e o Hamas está se espalhando pelo Oriente Médio.

O professor de Relações Internacionais Fawaz Gerges, da London School of Economics and Political Science, na Inglaterra, disse BBC, antes da retaliação americana, que “Existe o perigo real de que a guerra em Gaza se torne um conflito regional mais amplo”.

“Com operações na Síria, Iraque, Líbano e Iêmen, eles se opõem presença militar tanto de Israel quanto dos Estados Unidos na região”, acrescenta o repórter da BBC. Pouco depois do ataque do Hamas em território israelense, em 7 de outubro, e da resposta militar de Israel que se seguiu sobre a Faixa de Gaza, os Estados Unidos transportaram navios de guerra para o mar Mediterrâneo, advertindo todas as partes envolvidas a não escalonarem o conflito.

Neste cenário, os Estados Unidos receiam que Israel possa atacar ou invadir o Líbano - e vem instando seu aliado a evitar uma ação desse tipo.

As bases que abrigam as forças americanas no Iraque e no nordeste da Síria foram atacadas em diversas ocasiões, provocando reações militares dos Estados Unidos.

A morte de três militares americanos na Jordânia ocorreu em um momento em que os Estados Unidos e seus aliados tentam negociar uma pausa na guerra entre Israel e o Hamas e um acordo sobre os reféns.

A esperança que se coloque fim guerra ou, pelo menos, que os combates sejam suficientemente reduzidos para diminuir a tensão em outras partes do Oriente Médio.

Este artigo foi resumido em 83%

Originalmente Publicado: 4 de Fevereiro de 2024 às 10:00

Fonte: g1.globo.com