Em 2023, o Brasil registrou 651 amputações - totais e parciais - de pênis e 454 óbitos em decorrência do câncer de pênis.

“Os homens não procuram o médico no início do quadro. muito comum o câncer de pênis chegar em estágio avançado, pois têm vergonha, não mostram para ninguém. Chegam com infecção secundária, mau odor. Eles acham que vão melhorar e ficam dois, três, quatro meses sem buscar atendimento”, diz o urologista.

O Brasil considerado um país com alta incidência de câncer de pênis.

“O câncer de pênis começa no exterior, sempre se inicia no exterior, que onde tem agressão pela má higiene, pelo HPV. Ele começa como rugosidade que não melhora e vai piorando, como uma mancha que não melhora e, principalmente, feridas que não cicatrizam”, explica o urologista.

“O diagnóstico precoce do câncer de pênis essencial para melhores resultados no tratamento da doença e evitar a amputação total do pênis, que traz consequências físicas, sexuais e psicológicas”, diz Fransber Rodrigues.

Os possíveis tratamentos, de acordo com o Ministério da Saúde, variam de caso a caso, mas consistem na remoção cirúrgica da lesão ou tumor no pênis, radioterapia ou quimioterapia.

DENGUE: DF, MG, AC e PR têm os maiores índices de incidência de casos de dengue no Brasil, diz ministério CÂNCER DE PÊNIS: Falta de higiene pode provocar câncer de pênis; saiba como identificar essa e outras doenças no órgão Leia mais notícias sobre a região no g1 DF..

Este artigo foi resumido em 64%

Originalmente Publicado: 4 de Fevereiro de 2024 às 07:00

Fonte: g1.globo.com