Os governos do Irã, do Iraque e da Síria alertaram que o conflito no Oriente Médio pode se espalhar ainda mais depois dos ataques americanos na região.

O jornal The New York Times identificou cinco dos sete locais atingidos, no vasto deserto que fica na fronteira entre o Iraque e a Síria.

Os alvos foram bases e depósitos de munição de milícias xiitas apoiadas pelo Irã, que vêm atacando bases americanas na região desde que começou a guerra entre Israel e o Hamas.

No Irã, o ministro do Interior Ahmad Vahidi condenou os ataques americanos e disse que eles vão “Alimentar as chamas da resistência”, mas não falou em retaliação.

Em Israel, parentes e amigos dos sequestrados pelo Hamas no dia 7 de outubro saíram às ruas para exigir a libertação de mais de 100 reféns que ainda estão em cativeiro na Faixa de Gaza.

Neste sábado, os Estados Unidos e o Reino Unido bombardearam posições no Iêmen dos rebeldes rútis, que planejavam atacar navios comerciais no Mar Vermelho.

Os rútis, que têm apoio do Irã, já realizaram mais de 30 ataques na região desde o início do conflito entre Israel e o Hamas.

Este artigo foi resumido em 57%

Originalmente Publicado: 3 de Fevereiro de 2024 às 22:40

Fonte: g1.globo.com