Os rebeldes houthis prometeram, neste domingo, retaliar os ataques dos EUA e da Grã-Bretanha contra áreas sob seu controle no Iêmen, realizados em resposta aos atos de insurgentes apoiados pelo Irã contra navios mercantes no Mar Vermelho e um ataque mortal a uma base dos EUA na Jordânia, no fim de janeiro.

Os novos ataques “não abalarão” o “Apoio dos houthis ao povo palestino que resiste em Gaza e não ficarão sem resposta e sem punição”, advertiu Yahya Saree, porta-voz militar dos houthis.

Sem mencionar vítimas, ele relatou 48 ataques em seis províncias, incluindo treze na capital Sanaa e arredores e nove na região de Hodeida, controlada pelos rebeldes.

De acordo com uma declaração conjunta dos EUA, do Reino Unido e de outros países que apoiaram a operação, os ataques dos EUA e do Reino Unido, no sábado, visaram 36 alvos rebeldes “Em 13 locais no Iêmen, em resposta aos contínuos ataques contra navios internacionais e comerciais e navios de guerra que transitam pelo mar Vermelho”.

Essa foi a terceira operação conjunta dos americanos e britânicos contra os houthis no Iêmen, país que está em guerra desde 2014.

Apesar da intensificação das operações americanas, os rebeldes continuaram seus ataques no mar Vermelho e no golfo de Aden, afirmando que alvejavam navios ligados a Israel “Em solidariedade” aos palestinos em Gaza, devastados pela guerra entre Israel e o Hamas.

Os ataques americanos não atingiram o território iraniano, país que até agora tem evitado desempenhar um papel direto no conflito, embora apoie grupos extremistas a partir da Síria, do Iraque, do Iêmen e do Líbano.

Este artigo foi resumido em 49%

Originalmente Publicado: 4 de Fevereiro de 2024 às 12:28

Fonte: g1.globo.com