O Exército brasileiro completou o envio de 28 blindados para Roraima com objetivo de reforçar a segurança na fronteira com Venezuela e Guiana depois do aumento da tensão entre os 2 países devido disputa pela região de Essequibo.
A transferência de blindados para o norte do país faz parte da “Operação Roraima”, que tem mandado equipamentos militares para a região amazônica.
“A chegada dos blindados resultado do planejamento do Exército Brasileiro voltado para reforçar e priorizar a Amazônia”, afirmou, em nota, o Centro de Comunicação Social do Exército.
“Após a transformação completa da unidade, prevista para 2025, o Regimento passará a ter três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares”, informou o Exército.
O comboio que chegou Boa Vista foi composto por 14 Viaturas Blindadas Multitarefa 4×4 Guaicurus, todas equipadas com sistemas de armas remotamente controlados, meios optrônicos de visão termal e módulos de comando e controle, além de 8 viaturas blindadas de transporte de pessoal médio sobre rodas Guarani, 6 viaturas blindadas de reconhecimento média sobre rodas EE-9 Cascavel, e outras viaturas administrativas.
O deslocamento de tropas e equipamentos militares para Roraima teve início após a escalada de tensões entre Venezuela e Guiana causada pela disputa pelo território de Essequibo.
Em 15 de dezembro de 2023, os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, se comprometeram em não usar a força um contra o outro para resolver a controvérsia.
Este artigo foi resumido em 50%
Originalmente Publicado: 4 de Fevereiro de 2024 às 22:22
Fonte: www.poder360.com.br