Em 2022, Céline Dion revelou que foi diagnosticada com a síndrome de stiff-person, ou síndrome da pessoa rígida, uma síndrome neurológica rara, imunomediada e caracteriza-se por uma rigidez muscular, que afeta os músculos do tronco, dos braços e pernas.

A cantora foi ovacionada pelo público e aplaudida de pé. “Quando eu digo que estou feliz de estar aqui, do fundo do meu coração. Aqueles que foram abençoados para estar aqui no Grammy nunca devem subestimar o tremendo amor e alegria que a música traz às nossas vidas e às pessoas de todo o mundo.”

O que a síndrome da pessoa rígida?

“A síndrome da pessoa rígida uma síndrome neurológica rara, imunomediada e caracteriza-se por uma rigidez muscular, que afeta os músculos do tronco, dos braços e pernas. Ocasionalmente, essa síndrome pode ser restrita só a uma perna”, explica Alex Baeta, neurologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Segundo o Instituto Nacional de Saúde, agência governamental do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, posturas anormais, a síndrome afeta duas vezes mais mulheres do que homens e, na maioria das vezes, está associada a outras doenças autoimunes, como diabetes, vitiligo, anemia, tireoidite.

“Os cientistas ainda não entendem o que causa o SPR, mas pesquisas indicam que o resultado de uma resposta autoimune que deu errado no cérebro e na medula espinhal”, esclarece o NIH. O tratamento individualizado, depende de cada paciente.

Os medicamentos ajudam a controlar e melhorar os sintomas da síndrome da pessoa rígida, mas não cura o distúrbio.

Este artigo foi resumido em 51%

Originalmente Publicado: 5 de Fevereiro de 2024 às 02:28

Fonte: g1.globo.com