O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse no domingo que os Estados Unidos pretendem realizar novos ataques contra grupos apoiados pelo Irã, como os houthis, no Oriente Médio.
“Pretendemos realizar ataques e ações adicionais para continuar enviando uma mensagem clara de que os Estados Unidos responderão quando nossas forças forem atacadas, quando nosso povo for morto”, disse Sullivan em entrevista emissora NBC. Os EUA estão retaliando a uma ação de drones na Jordânia que matou 3 soldados norte-americanos em 28 de janeiro de 2024.
“Embora ainda estejamos recolhendo os fatos desse ataque, sabemos que foi realizado por grupos militantes radicais apoiados pelo Irã que operam na Síria e no Iraque”, disse em comunicado oficial.
Questionado se os EUA descartaram atacar alvos no Irã, Sullivan respondeu: “Não vou dizer o que descartamos ou não descartamos do ponto de vista da ação militar”.
E completou: “O que direi que o presidente está determinado a responder com força aos ataques ao nosso povo”.
Os norte-americanos também estão investindo contra os houthis por conta de ataques do grupo rebelde a navios que passam pelo golfo de Áden desde novembro de 2023.
O grupo tem sua origem no norte do Iêmen e pertence ao segmento xiita da religião muçulmana, assim como o Irã. A religião une o grupo e o governo do Irã. Ambos se consideram integrantes do “Eixo de Resistência”, que inclui o Hamas.
Este artigo foi resumido em 49%
Originalmente Publicado: 5 de Fevereiro de 2024 às 04:57
Fonte: www.poder360.com.br