O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira que não está em discussão um socorro às empresas aéreas “Com dinheiro do Tesouro”, e que ainda neste mês deve ter uma proposta para o setor.

“Nós vamos entender melhor o que está acontecendo e não existe socorro com dinheiro do Tesouro. O que está eventualmente na mesa viabilizar uma reestruturação do setor, mas que não envolva despesa primária”, afirmou.

O governo está preocupado com a situação financeira das empresas aéreas, que até hoje não se recuperaram do período mais agudo da pandemia de Covid-19.

Nesse contexto, o governo trabalha com algumas alternativas para socorrer as companhias, como o Fundo Nacional de Aviação Civil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Ou seja, usar o fundo para conceder empréstimos pode esbarrar no objetivo da equipe econômica de zerar o déficit primário em 2024.

Questionado sobre o fundo, Haddad afirmou que “Pode ter , mas não vai envolver despesa primária, não estamos pensando nisso”.

“Vamos esclarecer aqui que o preço do querosene de aviação caiu durante o nosso governo. Quer dizer, o preço do querosene não poder ser justificativa para o aumento do custo da passagem aérea”, declarou.

Este artigo foi resumido em 38%

Originalmente Publicado: 5 de Fevereiro de 2024 às 15:05

Fonte: g1.globo.com