Os parisienses aprovaram neste domingo, por 54,55% dos votos, um referendo para triplicar as tarifas de estacionamento dos veículos utilitários esportivos, conhecidos como SUVs e apontados como muito poluentes.
Pouco mais de 78 mil pessoas do 1,3 milhão convocado, ou 5,7%, votaram “a favor ou contra a criação de uma tarifa específica para o estacionamento de veículos individuais pesados, volumosos e poluentes”.
O referendo visava aos veículos utilitários esportivos, que combinam características de um carro de passeio com as de um 4x4. Segundo o projeto municipal, o visitante cujo veículo a combustão ou elétrico híbrido plug-in ultrapassar 1,6 toneladas -duas toneladas, no caso de um veículo elétrico-, terá que pagar 18 euros por hora para estacionar nos distritos centrais de Paris, e 12 euros nos distritos exteriores.
A prefeita, Anne Hidalgo, do Partido Socialista, comemorou “a escolha clara dos parisienses” a favor de uma medida “Boa para a saúde e o planeta”.
De acordo com a prefeitura, a nova tarifa não afetará “Os residentes parisienses e profissionais estacionados em sua zona de estacionamento autorizada, taxistas em estações específicas, artesãos, profissionais da saúde”, ou pessoas com deficiência.
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas.
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
Este artigo foi resumido em 24%
Originalmente Publicado: 5 de Fevereiro de 2024 às 10:01
Fonte: www1.folha.uol.com.br