Os Estados Unidos mataram um dos líderes da milícia armada Kataib Hezbollah, apoiada pelo Irã, com um bombardeio de drone em Bagdá, capital do Iraque, nesta quarta-feira, segundo a Reuters.

O Pentágono confirmou que o homem morto era um líder do Kataib Hezbollah, milícia armada que integra as Brigadas Hezbollah e que seria responsável pelo ataque com drone na Jordânia no mês passado, que matou três soldados americanos e feriu mais de 40.

“As forças norte-americanas realizaram um ataque unilateral no Iraque em resposta aos ataques contra os militares norte-americanos, matando um comandante do Kataib Hezbollah responsável pelo planejamento direto e pela participação em ataques contra as forças norte-americanas na região”, afirmou um comunicado das Forças Armadas dos EUA. O bombardeio desta quarta faz parte uma série de ataques que o governo norte-americano, de Joe Biden, tem realizado como resposta ao ataque de drone na Jordânia.

Duas fontes de segurança ouvidas pela Reuters sob a condição de anonimato disseram que o comandante morto seria Abu Baqir al-Saadi, que estava dentro de um veículo.

Ainda segundo a fonte, o veículo era usado pelas Forças de Mobilização Popular do Iraque, uma agência de segurança composta por dezenas de grupos armados, muitos deles próximos do Irã. De acordo com oficiais dos EUA ouvidos pelo “New York Times”, o ataque foi um golpe “Dinâmico” no comandante da milícia, que já era monitorado pela inteligência norte-americana.

Carro destruído em Bagdá, no Iraque, após ataque de drone do exército dos Estados Unidos, em 7 de fevereiro de 2024.

Foto: REUTERS/Ahmed Saad. Na sexta-feira, os EUA bombardearam 85 alvos na Síria e no Iraque que são usados pela Guarda Revolucionária do Irã, entre eles centros de comando e controle, armazéns de foguetes, mísseis e drones, centros logísticos e locais de distribuição de munição.

Este artigo foi resumido em 33%

Originalmente Publicado: 7 de Fevereiro de 2024 às 19:46

Fonte: g1.globo.com