Com uma vitória contundente nas urnas, Nayib Bukele se reelegeu presidente de El Salvador por mais cinco anos.
“Eu acho ele perfeito, graças a Deus ele venceu de novo. O país estava em uma situação muito complicada e hoje, El Salvador, não se parece em nada com que era há 5 anos”, afirmou um eleitor.
O que significa que ele terá pela frente mais cinco anos de poder absoluto.
“Ninguém tem uma taxa de aprovação acima de 80% para sempre. Só que ele concentra o poder político de uma forma que, lá na frente, quando a popularidade cai, já não tem mais como tirá-lo do poder por meio de eleições. Isso um processo muito comum e muitos presidentes, por um motivo ou outro, conseguem aumentar sua taxa de popularidade, aproveitam desse momento para aparelhar o Judiciário, controlar o Legislativo. E quando os eleitores se dão conta disso já tarde demais”, diz Oliver Stuenkel.
Bukele já dava sinais de que queria concorrer presidência quando se filiou a um partido menor, o Gana, de direita.
Em 2023, construiu uma megaprisão com capacidade para 40 mil pessoas, o que levou El Salvador a se tornar o país com a maior taxa de população carcerária do mundo.
“A dimensão da segurança pública na América Latina refletida nos números de homicídio por 100 mil habitantes. A região concentra as maiores as taxas de violência do mundo. E, muitas vezes, essas taxas são recalcitrantes, elas não têm reduzido como em outros locais que já conseguiram resolver o problema, ou que, pelo menos apresentaram soluções mais plausíveis para essa redução”, afirma Robson Rodrigues.
Este artigo foi resumido em 72%
Originalmente Publicado: 6 de Fevereiro de 2024 às 22:44
Fonte: g1.globo.com