O Banco Safra acaba de fechar a compra da Guide Investimentos, em sua maior movimentação para investimentos de pessoas físicas.

O banco já havia tentado essa aproximação do varejo sozinho, mas sem sucesso numa operação bancária digital com o AgZero, que foi encerrada, e em ritmo orgânico comedido na plataforma Safra Invest.

Agora, adiciona cerca de R$ 20 bilhões de ativos sob custódia, resultado de uma série de consolidações que a Guide já tinha feito - como a compra da SimPaul, da corretora SWL e Magliano.

A Guide também traz uma rede de escritórios credenciados, com agentes autônomos, expandindo o que a Safra Invest tem hoje em assessora financeira.

A Fosun comprou 70% da corretora em 2017, avaliando a companhia em R$ 414 milhões, e depois foi aumentando posição - o negócio ficou dependente do aporte do controlador, que fez injeção de capital inclusive no ano passado.

A Fosun chegou a contratar o Credit Suisse para vender a operação em 2020, mas não achou interessados pelo preço pedido.

O valor da aquisição da Guide não foi revelado, mas fonte próxima ao negócio afirma ao Pipeline que a Fosun não recuperou tudo o que colocou no negócio, entre a compra de ações e os aportes ao longo dos anos.

Este artigo foi resumido em 44%

Originalmente Publicado: 6 de Fevereiro de 2024 às 21:46

Fonte: pipelinevalor.globo.com