O Código Penal espanhol tem dois artigos que estabelecem que o consumo de álcool pode ser um atenuante em casos de agressão sexual - a Espanha não tem tipificado em seu código o crime de estupro, e, por isso, acusações com a feita a Daniel Alves são julgadas sob o guarda-chuva do crime de agressão sexual.
Já o psicólogo que acompanhou Daniel Alves ao longo do ano passado na prisão - Alves está preso preventivamente desde 20 de janeiro de 2023 - e prestou depoimento no julgamento afirmou que seu paciente não costuma beber e, por isso, ficou muito afetado pelo consumo de álcool na noite do suposto crime.
5 de fevereiro de 2024 - Daniel Alves no 1º dia de julgamento na Espanha - Foto: David ZORRAKINO / POOL / AFP. O argumento de que a bebida afetou as faculdades normais do acusado um recurso habitual em casos do tipo, segundo disse TVE o professor de direito penal e criminologia da Universidade Nacional de Educação Distância, Sergio Arroyo.
“Mas esse estado tem de ser demonstrado e comprovado, o que pode ser feito através de gravações que mostrem os movimentos do acusado, relatos e até um registro de sua consumação”, afirmou Arroyo TVE. Para isso, dois investigadores do caso disseram, também em depoimentos prestados no julgamento desta semana, que analisaram a cartela de consumação de Daniel Alves na boate Sutton e também a nota fiscal do bar e do restaurante nos quais Alves e seus amigos estiveram antes.
TESTEMUNHAS, NOVAS REVELAÇÕES, 1ª APARIÇÃO: Relembre o que ocorreu nos três dias de julgamento ‘NÃO NÃO’: Como caso Daniel Alves inspirou lei de combate violência sexual contra mulheres em bares e boates no Brasil ‘SOLO SÍ ES SÍ’: Julgamento de Daniel Alves será marco para mulheres da Espanha e nova forma de encarar a segurança de relacionamentos, diz advogada.
Julgamento de Daniel Alves - Foto: Jordi BORRAS / POOL / AFP. Esta será a primeira vez que Alves falará publicamente sobre o caso desde que foi preso, em 20 de janeiro de 2023, enquanto prestava depoimento em uma delegacia de Barcelona.
A mulher que acusa Daniel Alves de estupro afirma que, na noite em que, segundo ela, o estupro ocorreu, estava com uma amiga e uma prima na área VIP da boate Sutton e que já tinha dançado com o jogador e amigos dele.
Este artigo foi resumido em 76%
Originalmente Publicado: 8 de Fevereiro de 2024 às 01:00
Fonte: g1.globo.com