Um vulcão no sudoeste da Islândia entrou em erupção nesta quinta-feira pela terceira vez desde dezembro, lançando jatos de lava de até 80 metros no ar e desencadeando um alerta de emergência, já que milhares de residências perderam o aquecimento no meio do inverno.

O aeroporto de Keflavik, em Reykjavík, também perdeu o acesso água quente, mas informou que, de outra forma, manteve as operações como de costume.

Rikke Pedersen, chefe do grupo de pesquisa do Centro Vulcanológico Nórdico com sede em Reykjavík, disse que mais de 20 mil pessoas perderam o acesso água quente.

No entanto, os cientistas temem que elas possam continuar por anos, e as autoridades islandesas começaram a construir diques para desviar o fluxo de lava ardente para longe de casas e infraestrutura crítica.

O presidente da Islândia, Gudni Johannesson, postou uma imagem de chamas e fumaça ao longe nas redes sociais, dizendo que essa era a vista de sua residência.

A Islândia, que tem aproximadamente o tamanho do estado de Pernambuco, possui mais de 30 vulcões ativos o que a torna um destino privilegiado para o turismo vulcânico -um segmento de nicho que atrai milhares de aventureiros.

Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira.

Este artigo foi resumido em 74%

Originalmente Publicado: 8 de Fevereiro de 2024 às 15:11

Fonte: www1.folha.uol.com.br