Esse desempenho deve vir de um incremento nas concessões dos empréstimos consignados, em especial para trabalhadores do setor privado, e do financiamento de veículos.
Além disso, a instituição não pretende fazer novas alterações no pagamento dos dividendos após a elevação do “Payout” de 40% para 45%. “Na pessoa física, temos espaço para crescer em linhas de baixo risco. No consignado para beneficiários do INSS, ainda não alcançamos a nossa fatia justa. Temos um espaço par buscar. Em veículos, temos um reforço da nossa parceria com o Votorantim. uma linha com garantia e ainda temos um parceiro forte. E eu ainda diria que buscamos o consignado do setor privado”, disse Tarciana Medeiros, presidente do BB, em teleconferência para analistas.
Para a executiva, na pessoa física, há também chances de crescimento na modalidade de “Home equity”, que são os financiamentos feitos sob a garantia de um imóvel.
Já para a pessoa jurídica, em que o guidance aponta para uma expansão entre 7% e 11%, a instituição pública vê espaço para o crescimento entre as pequenas e as médias empresas, uma vez que são cerca de 2 milhões de clientes, mas apenas 800 mil possuem linhas de crédito.
Para o agro, a projeção a mais otimista, com um crescimento da carteira entre 11% e 15%. “Estamos muito seguros do guidance que estamos declarando ao mercado. Quando falamos do agro, estamos falando do maior Plano Safra, de R$ 240 bilhões, sendo que R$ 140 bilhões já foram executados. Temos esse semestre para executar o restante e estamos confiantes para o plano de 2024⁄25”, contou.
E em paralelo ao crescimento da carteira de crédito, o banco espera um controle maior em relação carteira da pessoa jurídica, que terminou o ano com uma inadimplência de 3,37%, alta de 1,54 ponto percentual em 12 meses.
Na quinta-feira noite, o BB anunciou a elevação do payout de 40% para 45% no exercício de 2024, via juros sobre o capital próprio e ou dividendos.
Este artigo foi resumido em 64%
Originalmente Publicado: 9 de Fevereiro de 2024 às 16:23
Fonte: www.infomoney.com.br