O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou na noite desta quinta-feira que a resposta militar de Israel em Gaza tem sido “Exagerada” e disse estar buscando uma “Pausa sustentada nos combates” para ajudar os civis palestinos.

“Eu acredito, como vocês sabem, que a conduta da resposta na Faixa de Gaza tem sido exagerada”, afirmou Biden a repórteres na Casa Branca.

Israel iniciou sua ofensiva militar depois que ataques do Hamas no dia 7 de outubro mataram cerca de 1.200 pessoas e fizeram 253 reféns no sul de Israel, segundo Tel Aviv.

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo grupo terrorista, afirma que mais de 27 mil palestinos morreram em bombardeios, em grande parte crianças.

Em comunicado divulgado na quarta-feira, a Arábia Saudita disse aos EUA que a condição para normalizar as relações com Israel o reconhecimento de um Estado palestino independente nas fronteiras traçadas em 1967, com Jerusalém Oriental, e a interrupção dos ataques israelenses na Faixa de Gaza.

Na quinta, forças israelenses bombardearam áreas de Rafah, cidade no sul de Gaza onde mais da metade da população do território palestino está abrigada, enquanto diplomatas tentavam salvar as negociações de cessar-fogo que Netanyahu rejeitou.

Esta a situação de Um Ahmed al Burai, 59, que teme uma operação terrestre de Israel.

Este artigo foi resumido em 72%

Originalmente Publicado: 9 de Fevereiro de 2024 às 12:38

Fonte: www1.folha.uol.com.br