Os casos de dengue no Brasil podem atingir um número recorde em 2024 e chegar a 4,2 milhões, segundo informou nesta sexta-feira a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.
A campanha de vacinação no Sistema Único de Saúde começou nesta sexta pelo Distrito Federal, que apresenta a maior incidência de casos no país.
Em geral, há um crescimento de casos no final de março e começo de abril.
Ela explicou que uma preocupação na hora de definir os critérios de prioridade dos municípios que receberão mais doses foi, além da população acima de 100 mil habitantes, a circulação maior do sorotipo 2, que pode causar um tipo mais grave da doença.
A representante do Ministério da Saúde afirmou ainda que “o perfil do mosquito também mudou, com circulação ao longo de todo o dia, e não apenas no começo da manhã e fim da tarde como tradicionalmente acontece”.
Por isso, o governo teve que estabelecer critérios de priorização de público-alvo e municípios que receberiam as doses da vacina.
Ainda de acordo com a pasta, a “Escolha pelo início da imunização nas crianças de 10 a 11 anos também baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos”.
Este artigo foi resumido em 58%
Originalmente Publicado: 9 de Fevereiro de 2024 às 09:34
Fonte: g1.globo.com