O promotor especial Robert Hur determinou nesta quinta-feira que o presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, não será processado criminalmente por ter levado documentos sigilosos para casa ao sair da vice-presidência do governo dos EUA, em 2017.
O promotor especial, no entanto, concluiu que a evidência não prova a culpa do atual presidente dos EUA. Hur também afirmou que Biden, que tem 81 anos, tem problemas de memória.
De acordo com o promotor, as conversas com Biden eram muito lentas, e que ele parecia ter dificuldade para se lembrar de eventos e também de ler suas próprias anotações.
Após a divulgação do relatório, o líder republicano na Câmara dos Deputados, Mike Johnson, afirmou que Joe Biden “Inapto” para ser presidente.
“Um homem tão incapaz de prestar contas pela manipulação indevida de informações confidenciais certamente não adequado para o Salão Oval”, avaliou Mike Johnson, um aliado de Donald Trump, provável adversário de Biden nas eleições presidenciais de novembro.
A referência ocorreu quando Biden estava falando sobre o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA por partidários do então presidente Donald Trump, que está concorrendo indicação presidencial republicana este ano.
No início desta semana, ao falar sobre a cúpula do G7 de 2021, Biden confundiu o presidente francês, Emmanuel Macron, com o falecido François Mitterrand, que esteve no poder de 1981 a 1995 e morreu em 1996.
Este artigo foi resumido em 64%
Originalmente Publicado: 8 de Fevereiro de 2024 às 19:52
Fonte: g1.globo.com