A rotina intensa de blocos, que começam muitas vezes logo cedo e se estendem até a noite, e os desfiles, que acontecem durante toda a madrugada, contribuem para noites de pouco sono no carnaval.

o momento que a gente precisa para descansar, o cérebro vai desligar e o corpo vai se recuperar de toda a sobrecarga do dia anterior.

“A pessoa acaba voltando para a sua rotina habitual, mas demora para encaixar o sono por conta de todas essas alterações que aconteceram durante o período de carnaval”, alerta Luis Fernando.

“Se a pessoa ingerir um pouco de bebida, para curtir, não há problema. O problema usar o álcool, por exemplo, para se hidratar. Álcool não para se hidratar”, alerta o médico Humberto Bogossian.

Penna alerta que a falta de alongamento, consumo de alimentos pesados e excesso de álcool contribuem para o desgaste da condição muscular - naturalmente causado por ficar muito tempo em pé e caminhando.

Ingerir álcool em jejum acelera a absorção da bebida, contribuindo para ficar de ressaca mesmo com quantidades menores de álcool ingerido; Evitar ingerir alimentos muito pesados, antes, durante e depois da folia; Utilizar chapéu ou boné.

Proteger a cabeça essencial para evitar o superaquecimento do corpo e os quadros de desidratação, além de prevenir as queimaduras no couro cabeludo e bloquear parcialmente a radiação solar; Nos momentos mais quentes do dia ao longo do carnaval, tentar permanecer na sombra, ou em locais menos abertos; Dormir de seis a oito horas nos dias de folia para conseguir se recuperar e se preparar para o dia seguinte.

Este artigo foi resumido em 76%

Originalmente Publicado: 10 de Fevereiro de 2024 às 06:01

Fonte: g1.globo.com