O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, que faz tratamento contra um câncer de próstata, foi internado em uma unidade de terapia intensiva depois de ser hospitalizado por um “Problema urgente de bexiga”, informou o Pentágono no domingo.

A vice-secretária de Defesa, Kathleen Hicks, “Assumiu as funções e deveres” já no domingo, disse o porta-voz do Pentágono, Pat Ryder, em um comunicado, acrescentando que a Casa Branca foi informada da hospitalização.

“Neste momento, não está claro por quanto tempo o secretário Austin permanecerá hospitalizado’, de acordo com um comunicado divulgado posteriormente, citando os médicos John Maddox e Gregory Chesnut, do hospital.“Não se espera que o atual problema da bexiga altere a sua recuperação total prevista.

Estas ausências, assim como a atual internação hospitalar, ocorrem em um momento em que os Estados Unidos enfrentam uma crise crescente no Oriente Médio, com as forças americanas no Iraque e na Síria enfrentando ataques quase diários de combatentes apoiados pelo Irã, em retaliação ao forte apoio de Washington Israel.

O alto responsável americano também uma figura central nas tentativas do governo Biden de manter o apoio luta da Ucrânia contra a invasão russa, em um contexto em que os congressistas republicanos se recusam a autorizar novos fundos para ajuda militar a Kiev.

Vários legisladores republicanos pediram anteriormente a destituição de Austin, mas Biden, embora lamentando o erro de julgamento do chefe do Pentágono, disse que continua confiante em seu secretário da Defesa.

Austin uma pessoa muito reservada que foge da atenção da mídia, o que, segundo ele, influenciou sua decisão de manter em segredo seu diagnóstico de câncer.

Este artigo foi resumido em 52%

Originalmente Publicado: 12 de Fevereiro de 2024 às 14:33

Fonte: g1.globo.com