Essa mudança para o Sudeste traz elevado potencial para transtornos, através de chuvas muito intensas, elevado volume e potencial de tempo severo para os estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
A frente fria avança de forma mais costeira e no período da manhã atua entre o sul paulista e a região da capital do estado de São Paulo, contribuindo para o aumento da nebulosidade e para chuvas de até moderada intensidade na porção litorânea.
Entre o fim da manhã e o início da tarde, a frente fria avança mais e contribui para a formação de instabilidades em todo leste de São Paulo, no extremo sul e Zona da Mata de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Há alerta de chuva forte e para o risco de tempestades severas, que podem provocar intensas rajadas de vento e queda de granizo.
No entanto, a circulação dos ventos de sudeste continuam transportando umidade para a faixa leste deixando o tempo nublado e com risco de chuvas intensas no litoral norte e Vale do Paraíba.
Assim, a partir da tarde, há alerta de chuvas intensas e de tempestades severas no centro-sul de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, no extremo oeste de São e nas localidades do norte paulista próximas ao território mineiro, e agora na também no estado do Espírito Santo.
Segunda quinzena de fevereiro: muita chuva no centro-norte do Brasil com possível formação de ZCAS. Na sexta-feira, a tendência traz uma condição de tempo firme para o estado de São Paulo e o Rio de Janeiro, e de potencial de chuvas intensas e tempestades para o estado de Minas Gerais e o Espírito Santo.
Este artigo foi resumido em 64%
Originalmente Publicado: 12 de Fevereiro de 2024 às 18:52
Fonte: www.tempo.com