O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na tarde desta terça-feira para o Cairo, capital do Egito, onde terá reuniões de trabalho com o presidente do país africano, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi.

Lula escolheu a África como destino de sua primeira viagem internacional de 2024.

Lula terá reuniões e um almoço com o presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi na quinta-feira, com a expectativa da assinatura de acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação.

O governo brasileiro manifestou “Grande preocupação” com o anúncio recente de que Israel prepara uma ofensiva terrestre em Rafah, cidade que fica na fronteira com o Egito.

Lula, que defende a existência de um Estado para israelenses e outro para palestinos, tem criticado o ataque terrorista do Hamas, porém também se opõe ao tom da resposta de Israel, considerado exagerado pelo presidente brasileiro.

No Egito, o governo brasileiro também espera tratar da relação comercial, com a expectativa de que o país aprove nos próximos meses novos abatedouros e frigoríficos no Brasil para exportação de carne bovina.

Lula deve aproveitar o encontro, com a presença de dezenas de chefes de Estado e de governo, para ter reuniões bilaterais com líderes de países da região.

Este artigo foi resumido em 69%

Originalmente Publicado: 13 de Fevereiro de 2024 às 15:24

Fonte: g1.globo.com