O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, participou do desfile da Vai-Vai no sábado em carro alegórico com uma versão da estátua do bandeirante Borba Gato pichada.

A escola de samba paulista celebrou os 40 anos da cultura Hip Hop no Brasil com o samba-enredo “Capítulo 4, Versículo 3 - Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”.

A estátua que homenageia Manuel de Borba Gato, inaugurada em 1963, causa polêmica entre os que afirmam que o bandeirante paulista está diretamente ligado a perseguições, mortes e escravização de indígenas e negros durante o período colonial.

O perfil oficial da Vai-Vai no Instagram compartilhou uma foto do carro alegórico de Borba Gato com a seguinte descrição: “Foi um colono brasileiro, bandeirante paulista, sertanista, proprietário de escravizados e descobridor de metais preciosos. Nas viagens que realizava, para explorar novas terras, os grupos indígenas encontrados pelo caminho eram assassinados, as mulheres estupradas e os sobreviventes aprisionados e vendidos como escravizados”.

O ministro Silvio Almeida declarou em seu perfil no X que seu avô paterno, conhecido como Lorito, foi um dos fundadores e primeiros diretores da Vai-Vai.

Ele ainda afirmou que a escola de samba faz parte da história de sua família e que uma das mais vigorosas manifestações da cultura negra da cidade de São Paulo”.

Por fim, Silvio declarou que não seria quem sem as escolas de samba.

Este artigo foi resumido em 34%

Originalmente Publicado: 12 de Fevereiro de 2024 às 20:54

Fonte: www.poder360.com.br