No dia seguinte foi divulgado um vídeo em que Heleno sugere “Virar a mesa” antes da eleição presidencial e a infiltração de integrantes da Agência Brasileira de Inteligência na campanha do então pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

O historiador também critica o enaltecimento de parte do alto comando militar, que teria impedido a concretização de um golpe de Estado ao negar apoio ao suposto plano de ruptura sob investigação pela PF. um absurdo que a gente naturalize a possibilidade, mesmo que fracassada, de o alto comando do Exército discutir isso”, diz.

Ele trabalha atualmente em seu futuro livro, Utopia Autoritária Brasileira, que analisa todos os episódios de intervencionismo militar desde o fim da Guerra do Paraguai até hoje, que tem lançamento previsto para este ano e voltado para o público não acadêmico.

Agora, o que poderia fazer um governo eleito em meio a uma crise política tremenda com os militares? Porque o governo Bolsonaro foi um governo de muitas ameaças militares.

preciso deixar de lado essa visão ingênua e otimista das instituições de que só uma questão de interpretação equivocada.

Tradicionalmente, nas diversas tentativas de golpe de Estado no Brasil, as que fracassaram e as que foram efetivadas, nunca houve punição.

Por isso esse poder tutelar, de que eles se acham investidos e que acabam exercendo porque detêm a força das armas.

Este artigo foi resumido em 86%

Originalmente Publicado: 14 de Fevereiro de 2024 às 15:56

Fonte: www.bbc.com