O Exército de Israel divulgou um vídeo que mostra o chefe do grupo terrorista Hamas, Tahya Sinwar, fugindo em um túnel em Gaza.

Após os ataques, Israel deflagrou uma operação militar na Faixa de Gaza que, segundo o Hamas, resultou em mais de 28 mil mortes.

Quem Yahya Sinwar, o chefe do Hamas em Gaza, procurado por Israel.

Yahya Sinwar, que governa Gaza e foi o responsável pelo ataque a Israel, em um evento na Cidade de Gaza, em abril de 2022.

Foto: Adel Hana/ AP. O atual comandante do Hamas em Gaza passou 23 anos em prisões israelenses, condenado a quatro penas de prisão perpétua, pela morte de dois soldados israelenses e de quatro palestinos considerados espiões de Israel.

O premiê israelense concordou, então, em permitir a entrada de ajuda financeira regular do Catar a Gaza, em troca de uma trégua frágil com o Hamas, sem aceder, contudo, a outras exigências, como troca de prisioneiros e levantamento do bloqueio ao enclave.

Nas celebrações do 35º aniversário do grupo islâmico armado, em dezembro passado, quando Netanyahu preparava-se para assumir um novo mandato no comando de uma coalizão com a extrema direita, Sinwar previu um confronto aberto em Israel em 2023.

Este artigo foi resumido em 60%

Originalmente Publicado: 14 de Fevereiro de 2024 às 14:30

Fonte: g1.globo.com