a ideia de que, se houver uma determinação de prisão, o País entra em uma conturbação social que o desestabiliza.

Traumann relembra, por exemplo, os 125 mil presentes no 7 de Setembro de 2021 na Avenida Paulista, em São Paulo, marcado por um discurso golpista em que Bolsonaro atacou ministros e prometeu não cumprir decisões do STF. “Isso suficiente para meter medo no Supremo? Não sei. suficiente para dar um sinal para outros candidatos de que eles têm de beijar a mão dele? Também não sei. muito arriscado. Ele pode ele pode sair muito fragilizado desse processo.”

Para Márcio Moretto, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidade da USP e coordenador do Monitor do Debate Político no Meio Digital, Bolsonaro passou a jogar com as cartas que têm nas mãos, uma vez que está fora do poder e inelegível, mas ainda conta com uma base popular.

“O que acho curioso que não se trata mais de defender um projeto político. Ele apela para que as pessoas vão defendê-lo pessoalmente”, ressalta.

“Será interessante olhar para as pesquisas de opinião, sobre quanto as informações, conforme são reveladas, jogam a população na direção de um consenso de que de fato houve um complô e uma conspiração pelo golpe de Estado - ou se, conforme a gente avança nas investigações, o que acontece que aumenta ainda mais o fosso.”

Este é, de acordo com o professor, o cenário mais provável: enquanto se torna cada vez mais evidente que Bolsonaro tramou um golpe de Estado em 2022 e se aproxima uma punição, forma-se no horizonte não a percepção nacional de que aquela conspiração de fato ocorreu, mas “Um agravamento do fosso das convicções políticas”.

Assim, analisa Medeiros, a tendência que a popularidade de Bolsonaro leve público Avenida Paulista no fim deste mês, mas em dimensão inferior ao que ocorreu nos últimos anos, uma vez que a extrema-direita não tem mais acesso ao dinheiro e estrutura política que teve disposição antes do 8 de Janeiro.

Este artigo foi resumido em 67%

Originalmente Publicado: 14 de Fevereiro de 2024 às 19:36

Fonte: www.cartacapital.com.br