O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que os agentes de inteligência dos EUA têm informações de que a Rússia conseguiu desenvolver a tecnologia, mas que a arma ainda não está operacional.
Poucas horas depois, militares dos EUA disseram ao jornal “New York Times” que a Rússia está desenvolvendo uma arma nuclear espacial antissatélite.
Fontes ouvidas pela Reuters também confirmaram que a ameaça estaria ligada a operações no espaço envolvendo a Rússia e alertaram seus aliados na Europa que isso poderia representar uma ameaça internacional.
Festa de comemoração do Super Bowl acaba com um morto e diversos baleados na cidade de Kansas, nos EUA EUA estão sob ‘séria ameaça segurança nacional’, diz chefe de inteligência da Câmara; motivo arma nuclear espacial desenvolvida pela Rússia, diz jornal Sandra Cohen: A segurança dos EUA está em risco? O chefe da Inteligência da Câmara diz que sim Duas fontes ouvidas pela Reuters disseram que a ameaça está relacionada Rússia e a operações no espaço e que a questão considerada altamente confidencial, mas sem compartilhar detalhes adicionais.
“Estou um pouco surpreso que Turner tenha divulgado publicamente essa ameaça hoje, antes de uma reunião que já estava agendada, em que irei me sentar junto dele e de nossos profissionais de Inteligência e Defesa amanhã”, afirmou o conselheiro.
Os senadores Mark Warner e Marco Rubio, presidente democrata e vice-presidente republicano do Comitê de Inteligência do Senado, emitiram uma declaração conjunta dizendo que não há motivo para pânico e que o comitê tem a inteligência em questão e está monitorando rigorosamente o assunto.
A fonte disse ainda que o problema tem alguma relação com um projeto de lei de gastos com segurança que tramita no Congresso norte-americano, mas que não há uma ligação direta entre eles.
Este artigo foi resumido em 63%
Originalmente Publicado: 15 de Fevereiro de 2024 às 17:50
Fonte: g1.globo.com