O deputado Mike Turner, presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira que o país está sob “séria ameaça segurança nacional”.

Militares dos EUA disseram ao jornal “New York Times” que a Rússia está desenvolvendo uma arma nuclear espacial antissatélite.

Esse míssil faz parte de um grupo de seis artefatos da frota russa que o presidente do país, Vladimir Putin, chamou de “Invencíveis”.

Após o comunicado de Turner, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse que há uma reunião dos principais legisladores de Inteligência do país agendada para esta quinta-feira para tratar do assunto.

“Estou um pouco surpreso que Turner tenha divulgado publicamente essa ameaça hoje, antes de uma reunião que já estava agendada, em que irei me sentar junto dele e de nossos profissionais de Inteligência e Defesa amanhã”, afirmou o conselheiro.

Os senadores Mark Warner e Marco Rubio, presidente democrata e vice-presidente republicano do Comitê de Inteligência do Senado, emitiram uma declaração conjunta dizendo que não há motivo para pânico e que o comitê tem a inteligência em questão e está monitorando rigorosamente o assunto.

A administração de Biden tem intensificado as críticas aos republicanos da Câmara dos Deputados pela possibilidade do bloqueio de um projeto de lei de US$ 95 bilhões aprovado pelo Senado que forneceria ajuda Ucrânia, Israel e Taiwan.

Este artigo foi resumido em 66%

Originalmente Publicado: 14 de Fevereiro de 2024 às 18:22

Fonte: g1.globo.com