O Serviço Penitenciário Federal Russo confirmou a notícia a partir da prisão onde ele estava, conhecida como colônia “Lobo Polar”, onde os prisioneiros vivem em condições bastante adversas.

Em todas as prisões por onde passou, Navalny foi periodicamente enviado para a solitária por infrações menores.

Estados Unidos e União Europeia culpam governo Putin pela morte de Navalny em prisão da Sibéria; Otan cobra explicações Hospital diz que tentou reanimar Navalny por mais de 30 minutos; mãe afirma que o viu ‘vivo, saudável e feliz’ na segunda ‘Se eles decidirem me matar, porque somos incrivelmente fortes’, diz Navalny em documentário que ganhou o Oscar.

Em conversa com a BBC News Mundo, serviço de notícias da BBC em espanhol, Konstantin Kotov, ex-prisioneiro de outro complexo onde Navalny esteve detido antes, afirmou que existe regime prisional russo muito rigoroso.

Quem foi Alexei Navalny, principal opositor de Putin que morreu na prisão.

Navalny começou como ativista anticorrupção em 2007, liderou grandes protestos em 2011 e 2012 e foi condenado pela primeira vez em 2013 por peculato.

De Omsk foi transferido para a clínica Charité em Berlim, na Alemanha, onde foi confirmado o envenenamento por um agente tóxico.

Este artigo foi resumido em 77%

Originalmente Publicado: 16 de Fevereiro de 2024 às 15:50

Fonte: g1.globo.com