Febre, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são alguns dos sintomas da dengue - e da Covid-19, que continua circulando por aí. As duas doenças são virais e têm alguns sintomas semelhantes.

“A febre na dengue costuma ser mais alta, a dor no corpo costuma ser maior, dor articular mais frequente, assim como dor atrás dos olhos, manchas na pele. Esses sintomas podem até aparecer na Covid, mas mais comum na dengue. A Covid tem mais sintomas respiratórios, como tosse, secreção, dificuldade para respirar, que em geral a dengue não tem”, explica o infectologista Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.

“O que ajuda muito a nortear a epidemiologia da doença. Se a pessoa está com febre, dor de cabeça, dor nos olhos e sem sintomas respiratórios, a chance de ser dengue enorme, porque estamos em uma alta temporada de circulação da doença”.

LEIA MAIS: veja quais os sintomas da dengue, cuidados e como evitar.

Sintomas da Covid e da dengue - Foto: Reprodução/GloboNews.

Na Covid, possível fazer o autoteste, teste rápido ou o RT-PCR. Na dengue, possível fazer o teste rápido, sorologia ou o RT-PCR. Não tem autoteste.

Para tratar a febre, os dois medicamentos mais indicados são paracetamol e dipirona - os dois ajudam a amenizar dores e mal-estar.

Este artigo foi resumido em 61%

Originalmente Publicado: 16 de Fevereiro de 2024 às 12:25

Fonte: g1.globo.com