O Ministério da Saúde irá destinar a estados e municípios R$ 1,5 bilhão para as medidas de enfrentamento a emergências, como a dengue.
A ampliação, publicada em portaria na última sexta-feira e anunciada na última quarta, vem em um momento de alta de casos de dengue no país.
O apoio financeiro será destinado para medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos saúde pública em situações que podem ser epidemiológicas, de desastres, ou de desassistência população.
Cabe, assim, aos estados e municípios e também ao Distrito Federal elaborarem um plano de ação para justificar a aplicação do recurso.
Os recursos devem priorizar gastos com atenção primária, serviços de média e alta complexidade e vigilância em saúde.
Em nota, a pasta da Saúde disse Folha que, “Ao contrário do primeiro valor anunciado em 2023 e já liberado de R$ 256 milhões, exclusivo para reforçar as ações de combate às arboviroses, com destaque para a dengue, esse novo montante será destinado a medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos saúde pública em situações que podem ser epidemiológicas, de desastres ou de desassistência população”.
Já até a esta quarta, dia com a última atualização no portal da pasta, há o registro de mais de 524.066 casos prováveis e 84 óbitos.
Este artigo foi resumido em 54%
Originalmente Publicado: 15 de Fevereiro de 2024 às 18:35
Fonte: www1.folha.uol.com.br