A mãe de Alexei Navalny, opositor de Vladimir Putin que morreu em prisão russa, não conseguiu recuperar o corpo do filho, segundo a equipe do ativista.
Putin não fez comentários públicos desde que o serviço penitenciário russo anunciou na sexta-feira que Navalny adoeceu e morreu na remota prisão IK-3, no Círculo Polar Ártico.
Houve tentativas de assassinato contra Navalny antes, e ele estava ciente de que haviam pessoas que queriam vê-lo morto.
Em uma extraordinária ligação telefônica, que Navalny gravou, ele fez um agente do FSB admitir que a arma química foi administrada na roupa íntima de Navalny em um hotel em Tomsk.
Nos meses que se seguiram prisão de Navalny sob acusações de “Extremismo” e “Corrupção”, diversos alertas de seus aliados e advogados foram emitidos indicando que sua condição estava piorando, que ele estava gravemente doente ou que seu paradeiro era desconhecido.
Isso inclui Pavel Antov, 65 anos, um “Magnata da salsicha” e membro do partido Rússia Unida de Putin, que caiu de uma janela de hotel na Índia em 2022, pouco depois de negar ser a fonte de uma mensagem no WhatsApp crítica guerra na Ucrânia.
E ela priva aqueles que se opõem ao governo de Vladimir Putin de uma alternativa reconhecida internacionalmente, e se destaca como talvez o maior aviso para aqueles que buscam desafiar o Kremlin.
Este artigo foi resumido em 85%
Originalmente Publicado: 17 de Fevereiro de 2024 às 16:56
Fonte: g1.globo.com