Darren chamou Luanna durante uma live que fazia em um camarote dos desfiles de escola de samba do Rio de Janeiro, durante o carnaval, e disse, de forma debochada: “Talvez haja um impostor entre nós”.

“Este incidente, que deveria ter sido um momento de celebração e inclusão, tornou-se um exemplo doloroso da violência simbólica e psicológica que muitas pessoas trans enfrentam diariamente”, diz a organização do concurso, em nota.

Natural de Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Luanna Isabelly, de 28 anos, foi eleita Miss Universo Trans em 2023, concurso realizado em Nova Déli, na Índia.

A organização nacional do Miss Universe Trans Brasil vem a público repudiar o ato transfóbico proferido pelo youtuber, streamer, influenciador digital Darren Jason Watkins Jr., mais conhecido como IShowSpeed ou apenas Speed com a Miss Universe Trans Luanna Isabelly na noite do dia 12 de fevereiro de 2024.

Este incidente, que deveria ter sido um momento de celebração e inclusão, tornou-se um exemplo doloroso da violência simbólica que muitas pessoas trans enfrentam no diariamente.

importante destacar que, no Brasil, a violência contra pessoas trans alarmante, com taxas de assassinatos que colocam o país no topo das estatísticas globais.

inadmissível vivenciarmos a transfobia em um país onde a expectativa média de vida de travestis e transexuais de apenas 35 anos e que se mantém na liderança do ranking de assassinatos de pessoas transexuais e travestis pelo 15º ano consecutivo.

Este artigo foi resumido em 74%

Originalmente Publicado: 17 de Fevereiro de 2024 às 09:33

Fonte: g1.globo.com