As forças de Vladimir Putin tomaram neste sábado a cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia, na maior vitória militar do Kremlin em quase um ano.

Na sexta, o Exército ucraniano começou a deixar a cidade para evitar um cerco total por tropas de Moscou, que intensificaram os ataques ao local desde o fim do ano passado.

Avdiivka hoje mais uma ruína na Ucrânia, cerca de 15 km ao norte da capital homônima da província de Donetsk, 1 das 4 regiões que Putin anexou ilegalmente no ano retrasado apesar de não reter controle total sobre ela.

A capital, Donetsk, já estava em mãos de separatistas pró-Rússia desde o início da guerra civil de 2014, que prenunciou a invasão que completará dois anos no dia 24.

a principal vitória russa na guerra desde a tomada de Bakhmut, 70 km a nordeste da cidade capturada neste sábado, que ocorreu em maio do ano passado.

Após a tomada de Avdiivka, o Kremlin divulgou um comunicado em que afirma que Putin parabenizou os soldados envolvidos pelo que chamou de “Vitória importante”.

um momento delicado na Rússia, após a morte nesta sexta do líder opositor Alexei Navalni na cadeia, e tudo o que o presidente pode querer um trunfo militar -a guerra segue com apoio de 75% da população, segundo pesquisas.

Este artigo foi resumido em 75%

Originalmente Publicado: 17 de Fevereiro de 2024 às 09:46

Fonte: www1.folha.uol.com.br