Os chamados “Incêndios zumbis” estão queimando mesmo no inverno - são brasas que continuam vivam no solo sob espessas camadas de neve.

E eles crescem a um ritmo sem precedentes, aumentando os temores sobre o que o verão que se aproxima pode trazer.

As pessoas que dirigem na rodovia que passa pela cidade de Fort Nelson, na Colúmbia Britânica, no inverno, podem facilmente ver - e sentir o cheiro - as nuvens de fumaça branca fluindo do solo ao seu redor.

Eles são brasas sem chama que queimam lentamente abaixo da superfície e são mantidos vivos graças a um solo orgânico chamado turfa, comum nas florestas boreais da América do Norte, e a espessas camadas de neve que os isolam do frio.

Quando estava na floresta no verão passado, ela disse ter notado que um riacho que costumava fluir livremente agora “Apenas poças”.

Flannigan diz que muito cedo para prever exatamente como será a próxima temporada de incêndios, mas o que a província viu até agora bastante incomum”.

E sendo um ano de El Niño, que indica condições quentes e secas para o oeste do Canadá, Flannigan diz que tudo aponta para “Uma primavera muito ativa”.

Este artigo foi resumido em 81%

Originalmente Publicado: 18 de Fevereiro de 2024 às 08:18

Fonte: www.bbc.com