A dengue e a gripe têm sintomas muito parecidos como febre, dor de cabeça e mal-estar, o que torna difícil diferenciar as duas doenças.
“Os sintomas da dengue, da Influenza, que o vírus causador da gripe, e da Covid-19, são muito semelhantes entre si, o que vai diferenciar a presença de sintomas respiratórios. A dengue não causa sintomas respiratórios, enquanto a gripe e a Covid-19 costumam ter com muita frequência esses sintomas respiratórios como tosse, congestão nasal, nariz escorrendo. Então, os sintomas respiratórios tendem a predominar nas infecções por Influenza e Covid-19”, explicou o infectologista do Hospital Universitário de Brasília, André Bon.
Normalmente, a primeira manifestação da doença a febre alta, de início abrupto, que costuma durar de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
Os sintomas geralmente aparecem de forma repentina, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça.
extremamente importante buscar orientação médica para saber exatamente quais medicações podem ser tomadas e receber a prescrição da hidratação, que parte fundamental do tratamento da dengue.
Ele explica que para a Influenza e a Covid-19 há tratamentos específicos com medicações para combater esses vírus, enquanto para a dengue há apenas tratamentos sintomáticos com medicamento para dor, febre e hidratação.
Para eliminar criadouros importante adotar medidas como: manter a caixa-d’água bem fechada; amarrar bem os sacos de lixo; colocar areia nos vasos de planta; guardar pneus em locais cobertos; limpar bem as calhas da casa; e esvaziar garrafas PET e potes vazios.
Este artigo foi resumido em 54%
Originalmente Publicado: 18 de Fevereiro de 2024 às 16:39
Fonte: ocp.news