“Além do grande número de casos, não temos estrutura física para essa quantidade de atendimentos. O plano que a prefeitura fez para desafogar as Upas e os centros de saúde, com os Centros de Atendimento Dengue e uma Unidade de Hidratação, não tem sido eficiente”, relata a médica Ana Tobias, que trabalha em um centro de saúde da regional Barreiro.
O hospital, que responsável por atender 1,5 milhão de pessoas da capital e de municípios do entorno, registrou até o dia 14 de fevereiro um número de notificações de pacientes com sintomas da doença maior que toda a quantidade de 2023.
Um aumento de 3.842%. “No Risoleta os números mostram um aumento bastante expressivo de casos suspeitos de 2023 para 2024. No momento, toda a nossa equipe está focada em lidar com a superlotação no Hospital, assim não temos nenhuma fonte disponível”, informou o hospital, que gerido com recursos do Estado, da União e do município de Belo Horizonte.
“Devido a epidemia de arboviroses na capital e região metropolitana, a Unimed-BH confirma que vem registrando um aumento significativo de atendimentos em sua rede. Para prestar a melhor assistência aos clientes, a Unimed-BH esclarece que vem se preparando com ações de enfrentamento, desde o final do ano passado, quando houve sinalização de potencial aumento dos casos”, destacou.
Procurada pela reportagem de O TEMPO sobre o aumento do número de atendimentos e a possível falta de profissionais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais se limitou a dizer que “Os atendimentos competem aos municípios, bem como a contratação de profissionais de saúde”.
“Diante do aumento da demanda por atendimento, já foram contratados mais de 250 profissionais para reforçar os atendimentos a pessoas com suspeita de dengue e outras arboviroses. Foram admitidos médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório e de enfermagem, além de trabalhadores administrativos. A Secretaria Municipal de Saúde mantém sempre ativo um banco de currículos on-line. Assim, os profissionais interessados podem se cadastrar para as vagas em aberto na rede”, disse.
A Prefeitura de Belo Horizonte informa que conta com um Plano de Enfrentamento às Arboviroses, que contempla ações que têm como objetivo ofertar uma assistência oportuna, segura e de qualidade, de forma a evitar a ocorrência de maior gravidade de casos.
Este artigo foi resumido em 80%
Originalmente Publicado: 19 de Fevereiro de 2024 às 14:05
Fonte: www.otempo.com.br