O senador e líder do governo no Senado, Jaques Wagner, relatou nesta terça-feira uma conversa que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Wagner disse ao presidente que ele não deveria ter comparado a guerra na Faixa de Gaza com o holocausto.
No fim de semana, em viagem oficial Etiópia, Lula criticou a ação de Israel e os bombardeios em Gaza.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula.
“Sou amigo do presidente Lula há 45 anos e tive a naturalidade ontem de visitá-lo e dizer: ‘Não tiro uma palavra do que vossa excelência disse, a não ser o final, que, na minha opinião, não se traz baila o episódio do holocausto para nenhuma comparação, porque fere sentimentos, inclusive meus, de familiares perdidos naquele episódio’“, relatou o senador.
Mais cedo nesta terça, o chanceler israelense, Israel Katz, divulgou texto no qual afirmou que “Milhões de judeus em todo o mundo estão espera do seu [de Lula] pedido de desculpas. Como ousa comparar Israel a Hitler?“.
Também nesta terça, uma conta ligada ao governo de Israel em uma rede social afirmou, em inglês, que Lula “Nega o holocausto”, o que o governo brasileiro refutou veementemente.
Este artigo foi resumido em 52%
Originalmente Publicado: 20 de Fevereiro de 2024 às 21:04
Fonte: g1.globo.com