No principal posto de saúde da cidade, o número de atendimentos chegou a ser 10 vezes maior do que o normal, com bebês, crianças, adolescentes e idosos lotando a sala de espera.
“Nós nunca tivemos uma demanda tão grande da dengue igual agora nesse ano de 2024. O que a gente percebe que os sintomas da dengue estão extremamente fortes, vamos dizer assim”, disse uma profissional da saúde.
Das 10 pessoas que moram na residência, 7 já tiveram diagnóstico positivo para a dengue.
“A gente ouviu falar da vacina, mas não sabem vai vir para cá ou não. Esperamos que a vacina venha para dar uma acalmada, porque realmente não está nada fácil”, afirma Elisete.
“Para esse momento que está tirando o sono e que todas as políticas que estão sendo feitas não se debelam”, diz Rosemar Antônio Sala, prefeito de Tenente Portela.
Além disso, a equipe acompanhou o trabalho de agentes de saúde passam de casa em casa para conscientizar a população e eliminar possíveis criadouros.
Na vizinha de Tenente Portela, Barra do Guarita, no extremo noroeste do Rio Grande do Sul, as altas temperaturas e os vestígios deixados pelas enchentes de fortes chuvas de 2023 ajudaram a provocar um surto de dengue.
Este artigo foi resumido em 70%
Originalmente Publicado: 21 de Fevereiro de 2024 às 06:42
Fonte: g1.globo.com