O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o secretário de Estado do governo americano, Antony Blinken, conversaram sobre iniciativas para a paz na Faixa de Gaza e as eleições na Venezuela nesta quarta-feira, em Brasília.

De acordo com apuração da GloboNews, na reunião Blinken também disse que discorda das declarações de Lula que dizem que há um genocídio em Gaza e que comparam a morte de palestinos em ataques israelenses ao Holocausto, o extermínio de judeus praticado pelo regime nazista alemão.

Blinken também discordou da visão de Lula de que Israel comete genocídio em Gaza.

Segundo essa fonte, Blinken disse também que o governo dos EUA trabalha para alcançar uma pausa humanitária nos conflitos em Gaza, aumentar a ajuda população civil no território palestino e conseguir a libertação das dezenas de reféns que seguem em poder do Hamas.

Segundo o governo dos Estados Unidos, Blinken elogiou Lula pela postura do Brasil na crise entre Venezuela e Guiana.

“O secretário Blinken elogiou o presidente Lula pelo papel do Brasil na desescalada das tensões entre a Guiana e a Venezuela sobre a região de Essequibo”, afirmou a embaixada.

A nota cita também as eleições na Venezuela, marcadas para este ano, e lembra que o regime de Maduro se comprometeu com um um pleito democrático e transparente, o que não aconteceu nas últimas disputas eleitorias na Venezuela, segundo órgãos internacionais.

Este artigo foi resumido em 68%

Originalmente Publicado: 21 de Fevereiro de 2024 às 15:20

Fonte: g1.globo.com