Perguntado especificamente se concorda com a fala de Lula que comparou os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao massacre de judeus promovido por Adolf Hitler na 2ª Guerra Mundial, Dias respondeu que o posicionamento do presidente “Está correto”.

“O Planalto já se posicionou. Mas está correta a posição do presidente, que teve coragem de tratar como terrorista o ato do Hamas, que levou morte de milhares de inocentes. De outro lado, o presidente um líder que se junta a outros por cessar-fogo. Não se trata mais de uma guerra como conhecemos, de morte de militares com militares, mas de inocentes”, declarou.

“Uma equipe de médicos voluntários da França que estiveram ajudando na região fizeram o relato quanto ao risco de vida. Não só pelos conflitos de guerra, mas pela falta de produtos básicos”, disse.

PLANALTO REBATE O ministro Paulo Pimenta, da Secom, reagiu às críticas recebidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que havia feito uma analogia entre os ataques de Israel ao Hamas e a política nazista da Alemanha que matou judeus a mando de Adolf Hitler.

Disse que Lula “Condenou desde o dia 7 de outubro os atos terroristas do Hamas” e que o presidente “Se opõe a uma reação desproporcional” das forças de Israel.

No dia em que o Hamas atacou Israel por mar, terra e ar, em 7 de outubro de 2023, apesar de a autoria do episódio ter sido assumida pelo grupo extremista, Lula evitou sequer citar o nome dessa facção.

“O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU. Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”, publicou em seu perfil no X. Naquele momento, o presidente estava em isolamento por ter passado por cirurgia nas pálpebras e no quadril.

Este artigo foi resumido em 53%

Originalmente Publicado: 21 de Fevereiro de 2024 às 12:15

Fonte: www.poder360.com.br