O evento, que ocorrerá na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, terá representantes de todos os membros do G20. Em seu período a frente do G20, o Brasil estabeleceu 3 temas prioritários: inclusão social e combate fome e pobreza e promoção do desenvolvimento sustentável e reforma das instituições da governança global.

Durante o encontro no Rio, a ideia brasileira era focar na reforma da governança global, que passa por críticas recorrentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao financiamento dos países em desenvolvimento e ao Conselho de Segurança da ONU. Na véspera do evento, entretanto, a pauta internacional brasileira só teve espaço para a tensão com Israel.

Na 3ª feira, o ministro de Relações Exteriores israelense, Israel Katz, voltou a exigir um pedido de desculpas do presidente brasileiro pela fala em que compara os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler durante a 2ª Guerra Mundial.

Em seu perfil no X, o chanceler subiu o tom e disse que a declaração de Lula “Um cuspe no rosto dos judeus brasileiros”.

Pimenta classificou a fala de Katz como notícia falsa: “O chanceler de Israel, Israel Katz, distribui conteúdo falso atribuindo ao Presidente Lula opiniões que jamais foram ditas por ele. Em nenhum momento o presidente fez críticas ao povo judeu, tampouco negou o Holocausto. Lula condena o massacre da população civil de Gaza promovido pelo governo de extrema-direita de Netanyahu, que já matou mais de 30.000 palestinos, entre eles, 10.000 crianças.”

O 1º foi o ministro da Secom da Presidência da República, Paulo Pimenta, que afirmou que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está isolado e que seu governo usou desinformação contra Lula.

As declarações foram feitas no Rio de Janeiro, onde o ministro está para a cúpula de chanceleres do G20. As falas de autoridades brasileiras já ofuscaram o tema que o Brasil quer destacar no evento desta 4ª feira.

Este artigo foi resumido em 58%

Originalmente Publicado: 21 de Fevereiro de 2024 às 06:30

Fonte: www.poder360.com.br