O pacote tem o objetivo de “Responsabilizar a Rússia” pela morte de Alexei Navalny, líder da oposição ao governo de Vladimir Putin.
Navalny morreu em 16 de fevereiro em uma prisão da Sibéria -assessores e a família dizem que ele foi assassinado pelo governo russo, que nega.
Segundo ordem executiva do governo americano, as sanções econômicas incluem o bloqueio de todos os bens das empresas e pessoas na lista que estejam nos Estados Unidos, além de proibir a abertura e dificultar a manutenção de contas no país.
A SUEK atende o exército russo por meio de suas operações de transporte e logística, enquanto a Mechel uma grande produtora de aços especiais.
Em comunicado divulgado pela agência de notícias russa Tass, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que o governo considera o pacote de sanções ilegal, por violar prerrogativas do Conselho de Segurança da ONU, mas sem especificar quais.
“A União Europeia continua suas tentativas infrutíferas de pressionar a Rússia por meio de medidas restritivas unilaterais. Consideramos tais ações ilegais, minando as prerrogativas legais internacionais do Conselho de Segurança da ONU. Confirmamos que quaisquer ações hostis adotadas pelo Ocidente continuarão a receber uma resposta oportuna e adequada”, disse Lavrov.
O governo russo expandiu a lista de pessoas proibidas de entrar no país, incluindo representantes do Conselho da Europa, e membros de assembleias legislativas dos países da União Europeia, da Assembleia Parlamentar da OSCE e da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, mas não especificou quem são.
Este artigo foi resumido em 57%
Originalmente Publicado: 23 de Fevereiro de 2024 às 12:31
Fonte: g1.globo.com