Os EUA, principal aliado de Israel, querem que a Autoridade Nacional Palestina, sediada na Cisjordânia, governe Gaza depois da guerra.

Um porta-voz de Mahmoud Abbas, presidente da AP, disse que o plano de Netanyahu está fadado ao fracasso.

O Ministério da Saúde administrado pelo Hamas informa que mais de 29.500 pessoas, a maioria mulheres e crianças, foram mortas desde o início da guerra, em outubro.

Na noite de quinta-feira, o chefe do órgão da ONU responsável pelos refugiados palestinos alertou que Gaza enfrenta um “Desastre monumental com graves implicações para a paz regional, a segurança e os direitos humanos”.

Numa carta ao presidente da assembleia geral da ONU, Philippe Lazzarini disse que a agência “Chegou ao ponto de ruptura, com os repetidos apelos de Israel para desmantelar a Unrwa e o congelamento do financiamento por parte dos doadores num momento de necessidades humanitárias sem precedentes em Gaza”.

Alguns dos maiores doadores da Unrwa suspenderam o financiamento para a agência no mês passado, depois de a Unrwa ter despedido vários dos seus funcionários, em meio a acusações de Israel de que teriam envolvimento com os ataques de outubro.

E insistiu que continuará a sua guerra até que Israel desmantele o Hamas e a Jihad Islâmica - o segundo maior grupo armado em Gaza - e que todos os reféns israelenses sejam devolvidos.

Este artigo foi resumido em 69%

Originalmente Publicado: 23 de Fevereiro de 2024 às 14:17

Fonte: www.bbc.com