Em meio a insatisfações de deputados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na noite desta quinta-feira com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e lideranças partidárias, entre elas do chamado Centrão” - bloco informal que reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita - para um coquetel no Palácio da Alvorada.

Em seu discurso, Lula agradeceu pelas matérias aprovadas em 2023 e disse esperar que a Câmara dos Deputados siga o mesmo ritmo de aprovações em 2024.

Segundo interlocutores, o presidente também afirmou que irá fazer encontros como esse mais vezes, com o objetivo de estreitar relações com os parlamentares.

O presidente também agradeceu seus principais articuladores: o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o líder do governo na Câmara, José Guimarães; e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Lula afirmou aos deputados que os quatro auxiliares têm o aval dele para as negociações com o parlamento.

Com diálogo e união, vamos reconstruindo e fazendo os avanços que o Brasil precisa”, disse Lula.

De acordo com fontes que estavam no encontro, Guimarães fazia um discurso com elogios ao presidente da Câmara e foi interrompido, em tom de brincadeira, por Lula, que relembrou o pronunciamento duro contra o governo feito por Lira no início do mês, abertura do ano legislativo.

Segundo os relatos da reunião, Lula e os líderes não discutiram pautas específicas que geram atritos entre o governo e os parlamentares, como a reoneração da folha de pagamentos, a distribuição de emendas e o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos.

Este artigo foi resumido em 65%

Originalmente Publicado: 22 de Fevereiro de 2024 às 23:42

Fonte: g1.globo.com