Uma apresentação da cantora paraense Aymeê Rocha no reality show gospel Dom, no último dia 15, trouxe de volta às redes uma acusação sem provas sobre abuso infantil na Ilha de Marajó, feita pela senadora Damares Alves durante as eleições de 2022.

Questionada pelos jurados sobre a letra, a artista disse ter se inspirado na ocorrência de casos de “Pedofilia” na região, problema real que já foi identificado por autoridades e objeto de investigações.

Trechos da performance de Rocha foram mesclados a um discurso de outubro de 2022 em que Damares fala sobre supostas práticas de tortura e mutilação de crianças para exploração sexual no Marajó.

“A senadora Damares sempre teve razão ao denunciar a exploração infantil na Ilha de Marajó”, diz a legenda de um deles; Sem fazer referência denúncia, a própria senadora também compartilhou o vídeo da apresentação de Rocha em seu Instagram.

Outros cinco portais evangélicos relembraram as denúncias após a apresentação da cantora; Também voltaram a circular peças de desinformação que compartilhavam cenas de abuso infantil gravadas em outras localidades como se tivessem sido registradas na Ilha de Marajó e publicações que mentem ao alegar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria encerrado programas sociais na região.

No pedido, os procuradores reconhecem “Graves violações de direitos humanos e a ocorrência de crimes graves na região do Marajó, incluindo exploração sexual de crianças e adolescentes”, mas afirmam que isso “não justifica a utilização sensacionalista da vulnerabilidade social daquela população, associada divulgação de fatos falsos”.

“Sem dúvida que urgente um olhar atento para a região de forma responsável para implementação de políticas públicas essenciais para a população. Discussões que enfatizem a violência sexual sem estudos e dados oficiais e, sem propósito de efetivar políticas necessárias ou, pelo menos a apuração de casos concretos, em nada contribuem para mudar a realidade social tão sofrida da população marajoara”, conclui a nota.

Este artigo foi resumido em 69%

Originalmente Publicado: 22 de Fevereiro de 2024 às 19:16

Fonte: www.aosfatos.org